Realizamos no dia 27/06/2009, em Taiobeiras, a oficina 5 (unidades 9 e 10).
Atendendo a pedido dos cursistas, mudamos o local da oficina para a E.E. Oswaldo Lucas (as primeiras foram realizadas na E.M. João Cruz). Mas, acho que a direção da escola não entendeu como funciona as oficinas e não foi reservado salas para realização das mesmas. Foi disponibilizado o anfiteatro da escola para Matemática e Língua Portuguesa. Portanto, no primeiro momento juntamos todos os cursistas. Iniciamos com a apresentação da mensagem “A lição da Mosca”, a qual faz uma reflexão a respeito da necessidade de mudança de estratégia. Se a situação se modifica temos que mudar também nossas ações. Os cursistas fizeram alguns comentários importantes e ressaltaram que o programa Gestar II, já está ajudando-os a mudarem de estratégia, mediante as circunstancias que enfrentam atualmente nas salas de aula. Definimos neste momento o cronograma das próximas oficinas, e falamos um pouco a respeito do projeto pedagógico que todos deverão desenvolver até o final do programa. E em seguida, dividimos as turmas para iniciarmos os trabalhos.
O momento da retomada das unidades estudadas foi muito rico. Todos participaram ativamente e elogiaram o material, enfatizando a importância dos aspectos teóricos abordados na TP. O estudo dos gêneros textuais é muito significativo, pois, muitas vezes, nos achamos detentores do conhecimento e afundamos na nossa própria falta de visão.
O relato das experiências foi o momento mais importante da oficina. Alguns cursistas não conseguiram recolher o trabalho desenvolvido com os alunos e consequentemente, não fizeram o relatório. Alegaram que houve feriado municipal, caminhada promovida pela escola e não tiveram tempo suficiente para concluir o trabalho. Orientei-os a concluírem o trabalho o quanto antes e trazerem na próxima oficina, juntamente com a lição de casa das unidades 11 e 12. Disse-lhes ainda, que agilizassem seus trabalhos, para evitarem acúmulo de atividades, lembrando que todos estão sendo avaliados.
Os demais cursistas que estavam com o trabalho pronto, relataram suas experiências, seus avanços e dificuldades. A maioria deles, fizeram o avançando na prática com a biografia de Carlos Drummond de Andrade. E cada um tinha o porquê da escolha. Alguns porque já estavam desenvolvendo projeto literário na escola e esta atividade veio complementar. Utilizaram outras biografias para estudo, outros levaram os alunos na biblioteca para pesquisa e leitura de biografias. As maiores dificuldades que os alunos tiveram foi escreverem a biografia deles em terceira pessoa. A professora Jane Selby disse que conseguiu sanar essas dificuldades com explicações e leituras de outras biografias junto com eles.
Outros cursistas fizeram o avançando na prática com os gêneros do domínio jornalístico, ressaltando a importância desse suporte textual na sala de aula. E ainda teve uma professora que trabalhou com fábulas.
O importante é que todos escolheram cuidadosamente a atividade, observando a turma em que iriam aplicar e o nível de desenvolvimento dessa turma. Muitos confessaram que subestimaram os alunos e se surpreenderam quando viram o resultado do trabalho deles.
Na parte III da oficina, todos os grupos escolheram o texto de Manuel Bandeira, para a proposta de atividades. Abordaram o uso do gênero textual em sentido figurado e que identificamos o gênero pelo uso. As atividades propostas foram bem enriquecedoras para o avanço do conhecimento dos alunos. Alguns cursistas disseram que iria aplicá-las com sua turma.
No momento da avaliação, como já era de se esperar, todos disseram que ficou um pouco tumultuado as duas oficinas ( matemática e Língua Portuguesa) acontecendo no mesmo ambiente. Mas que o estudo da TP, a realização das atividades em sala e a troca de experiência durante a oficina, está sendo muito enriquecedor.
Estou bastante animada com a turma e já consegui resolver o problema do espaço para realização das próximas oficinas.
Patrícia Rodrigues Costa
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