segunda-feira, 21 de setembro de 2009
A Palavra Mágica
A Palavra Mágica
(Carlos Drummond de Andrade)
Certa palavra dorme na sombra
de um livro raro.
Como desencantá-la?
É a senha da vida
a senha do mundo.
Vou procurá-la.
Vou procurá-la a vida inteira
no mundo todo.
Se tarda o encontro, se não a encontro,
não desanimo,
procuro sempre.
Procuro sempre e minha procura
ficará sendo
minha palavra.
(Carlos Drummond de Andrade)
Certa palavra dorme na sombra
de um livro raro.
Como desencantá-la?
É a senha da vida
a senha do mundo.
Vou procurá-la.
Vou procurá-la a vida inteira
no mundo todo.
Se tarda o encontro, se não a encontro,
não desanimo,
procuro sempre.
Procuro sempre e minha procura
ficará sendo
minha palavra.
Oficina 9 - Estilística
Reuni com meus cursistas no dia 12/09 para realização de mais uma oficina do gestar II. Iniciei o encontro com o vídeo "Trabalho em equipe". Fizemos uma reflexão a respeito da importância do trabalho em conjunto, destacando principalmente a importância do trabalho interdisciplinar no ambiente escolar.
Como no último encontro fizemos 8 horas e estudamos toda a TP4, tivemos um momento para o relato de experiências com os avançando na prática das unidades 15 e 16 e fechamos a TP.
Dando sequência a oficina, fiz um questionamento a respeito da estilística. Perguntei a eles o que tínham para falar sobre estilo, gramática, dialeto e idioleto. Percebi que alguns não tínham estudado as unidades e ainda não estavam seguros sobre o assunto a ser discutido na oficina. Fiz uma retomada das unidades usando os slides da TP5 e muitas dúvidas foram esclarecidas.
No relato de experiências, as discussões ficaram basicamente na texto publicitário e na elaboração de resumos. Muitos professores pedem aos alunos resumos de conteúdo, porém, nunca lhes mostraram como fazê-lo. Os alunos habituados a cumprirem a atividade acham que sabem fazer muito bem. E o que percebemos, é que eles fazem resumos sem saberem que é uma produção de texto e que este tem suas características as quais, muitos professores também desconhecem.
Quanto aos anúncios publicitários, percebemos que é um trabalho atrativo e que os alunos gostam muito de fazer, apesar de terem dificuldade (em alguns casos) em estabelecer coerências entre texto visual e verbal.
Concluímos nossas discussões ressaltando a importância do projeto pedagógico para desenvolver habilidades de leitura e esrita, visando motivar professores e alunos com um trabalho interdisciplinar e que podemos partir sempre de um ponto de interesse do aluno para avançar seu grau de letramento. O processo de leitura e escrita na escola não é fácil, mas, fazendo um trabalho em equipe dentro da escola podemos atingir grandes resultados.
Alguns cursistas relataram com entusiasmo o avanço de seus alunos com a escrita, depois de iniciado as atividades do GESTAR.
Fico feliz em saber que faço parte de um trabalho que está ampliando o grau de letramento de educadores e educandos.
Patrícia
Como no último encontro fizemos 8 horas e estudamos toda a TP4, tivemos um momento para o relato de experiências com os avançando na prática das unidades 15 e 16 e fechamos a TP.
Dando sequência a oficina, fiz um questionamento a respeito da estilística. Perguntei a eles o que tínham para falar sobre estilo, gramática, dialeto e idioleto. Percebi que alguns não tínham estudado as unidades e ainda não estavam seguros sobre o assunto a ser discutido na oficina. Fiz uma retomada das unidades usando os slides da TP5 e muitas dúvidas foram esclarecidas.
No relato de experiências, as discussões ficaram basicamente na texto publicitário e na elaboração de resumos. Muitos professores pedem aos alunos resumos de conteúdo, porém, nunca lhes mostraram como fazê-lo. Os alunos habituados a cumprirem a atividade acham que sabem fazer muito bem. E o que percebemos, é que eles fazem resumos sem saberem que é uma produção de texto e que este tem suas características as quais, muitos professores também desconhecem.
Quanto aos anúncios publicitários, percebemos que é um trabalho atrativo e que os alunos gostam muito de fazer, apesar de terem dificuldade (em alguns casos) em estabelecer coerências entre texto visual e verbal.
Concluímos nossas discussões ressaltando a importância do projeto pedagógico para desenvolver habilidades de leitura e esrita, visando motivar professores e alunos com um trabalho interdisciplinar e que podemos partir sempre de um ponto de interesse do aluno para avançar seu grau de letramento. O processo de leitura e escrita na escola não é fácil, mas, fazendo um trabalho em equipe dentro da escola podemos atingir grandes resultados.
Alguns cursistas relataram com entusiasmo o avanço de seus alunos com a escrita, depois de iniciado as atividades do GESTAR.
Fico feliz em saber que faço parte de um trabalho que está ampliando o grau de letramento de educadores e educandos.
Patrícia
Assinar:
Postagens (Atom)