quarta-feira, 3 de junho de 2009

Iniciando Gestar II em Taiobeiras - MG

Oficina Introdutória I - 29/05/2009 18:00 - 22:00

Apresentação dos Formadores e da proposta do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II, para a comunidade escolar, professores cursistas e demais professores.
As escolas estaduais e municipais de Taiobeiras, receberam com muito entusiasmo o programa de formação continuada para professores de Matemática e Língua Portuguesa (6° ao 9° ano).
A secretária municipal de educação incentivou a participação dos professores no programa, enfatizando a necessidade dessa formação continuada para melhoria do desempenho escolar do aprendiz.
Os cursistas tiveram algumas dúvidas que foram sendo esclarecidas no decorrer do encontro. E ao final, todos sentiram motivados a participarem do programa, vendo-o como um meio para desenvolver a autonomia e o senso crítico e criativo dos alunos, tornado-os produtores do seu próprio conhecimento.

Oficina Introdutória II - 30/05/2009 8:00 - 12:00

Cronograma desenvolvido na oficina:
Mensagem de motivação
Dinâmica para apresentação dos cursistas
Apresentação da proposta pedagógica do gestar II - Língua Portuguesa
Atividade em grupo: leitura e reflexão do texto "As tarefas da educação" (Rubem Alves)
Socialização das reflexões em grupo
Dinâmica com envelope de linguagens (diferentes gêneros textuais)
Socialização das conclusões do grupo
Orientações para o desenvolvimento das próximas oficinas e explanação de como deve ser feito o estudo da TP e aplicação da atividade em sala de aula.
Avaliação e mensagem final
Avisos

Começamos a oficina com uma mensagem de reflexão ( Pedra no caminho), lembrando que as dificuldades fazem parte do processo de aprendizagem e de transformação. Em seguida, foi realizada uma dinâmica para apresentação dos cursistas.
Durante a apresentação da proposta pedagógica do gestar II - Língua Portuguesa, os professores cursistas foram esclarecendo suas dúvidas e se empolgando com o programa. Foi supreendente a vontade de estarem inseridos. Professores que não estão atuando no momento(estão na direção, por ex.) também querem participar!
O estudo do texto de Rubem Alves (As tarefas da educação) foi feito em grupo. E eles tinham algumas questões para refletir, como: O que é, pra você, processo de ensino-aprendizagem? O que você ensina é ferramenta necessária para seu aluno? Qual é o papel do professor em sala de aula?
A socialização das reflexões foi bastante interessante e os grupos foram realistas em relação àquilo que ensinam. Muitos admitiram que nem tudo o que ensinam para o aluno é importante para ele. E que aquele momento foi relevante para refletirem sobre suas práticas pedagógicas, pois, no corre-corre diário não tem tempo para refletirem sobre sua atuação em sala.
No outro momento da oficina realizamos a atividade com os envelopes de linguagens, onde cada grupo classificou o material encontrado e propôs atividades para serem desenvolvidas em sala de aula, e iniciamos com isso a discussão a respeito de gêneros textuais, que será tema da próxima oficina.
As oficinas introdutórias realizadas nos dias 29 e 30/05 na cidade de Taiobeiras - MG, geraram uma expectativa muito grande para os cursistas, que acreditam na necessidade de conhecer novas estratégias, de fazer trocas de experiências e ter um aprofundamento teórico , para que ocorra o processo de tranformação e consequentemente o avanço da aprendizagem para professor e aluno.

Patrícia