domingo, 16 de agosto de 2009

TP4 - Oficina 7

Reuni com meus cursistas no dia 15/08/2009 para realização de mais uma oficina do gestar II.

Fizemos um encontro de 8 horas, pois neste mês não será possível aconyecer outra oficina tendo em vista, o segundo encontro de formadores que acontecerá de 24 a 28 deste.

Na parte da manhã fizemos a oficina das unidades 13 e 14. Iniciei o encontro sensibilizando os cursistas com a mensagem de Padre Fábio de Melo "O caderno". Em seguida, passei o slide com a poesia de Magda Soares "O que é letramento" e fizemos um breve comentário da mesma.

Após a leitura deste slide dividi a turma em pequenos grupos para refletirem e montarem um painel com o conhecimento que tinham sobre letramento, alfabetização e escolarização. A discussão foi bastante avançada e pude perceber que a turma está bem preparada (estão cumprindo a lição de casa). Em seguida fizemos uma leitura dinâmica com outro texto de Magda Becker Soares a respeito do letramento e refletimos ainda a respeito dos objetivos de leitura e a importância da escola e do professor no processo de leitura e escrita do aluno.

Muitos cursistas não conseguiram aplicar o avançando na prática por terem tido apenas uma semana e ainda tiveram que trabalhar com os alunos sobre a nova gripe H1N1, que está sendo uma grande preocupação para todos nós educadores. Orientei-os a estarem aplicando o mais rápido possível e que enviassem o relatório por e-mail, para que eu possa levar e compartilhar com meus colegas formadores seus belíssimos trabalhos. Ficando o relato de expperiência para o próximo encontro.

A proposta de atividade foi muito interessante e eles gostaram bastante. Alguns já havia aplicado esta atividade com sua turma e pode relatar sua experiência, outros prepararam cuidadosamenste já pensando em aplicá-la em sua turma.

Voltamos do almoço às 13 horas, e pensando no projeto que cada cursistas terá que desenvolver, entreguei uma pequena apostila com orientações de como elaborar um projeto pedagógico. Fizemos a leitura e algumas dúvidas foram esclarecidas.

Seguimos a oficina com o estudo das unidades 15 e 16. A turma foi dividida em seis grupos e cada grupo teve que estudar e apresentar uma seção. Observando os objetivos, os aspectos teóricos, as atividades propostas e o avançando na prática. Durante a socialização dos grupos, muitos comentários foram surgindo e experiências foram sendo trocadas, enriquecendo ainda mais nossa discussão.

A turma está cada dia mais entusiasmada com o programa. Eles estão encantados com o material, e isso me deixa mais encorajada e confiante de que a partir do gestar teremos um novo olhar do professor para sua prática pedagógica e para o aluno.

Apesar dos inúmeros desafios do dia-a-dia, a grande maioria está preocupada em acompanhar e realizar as atividades propostas pelo programa.
Patrícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário