segunda-feira, 6 de abril de 2009

Memorial de leitura

A prática da leitura está presente em nossas vidas desde o instante que começamos a decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam. E, principalmente, no contato com um livro, anúncios, slogans, placas, etc.
Precisamos da leitura para entendermos o mundo e para conhecer a nós mesmos, além de adquirirmos conhecimentos e cultura.
Não tive muito contato com livros quando criança. Morava na zona rural e meus pais com pouca "leitura" não tinham o hábito de comprar livros e/ou revistas para ler. Porém, tinham a convicção de que os filhos tinham que estudar para serem bem sucedidos na vida.
Fui alfabetizada lá na fazenda mesmo, por minha tia que na época era professora do município. Lembro-me da pequena sala com um quadro dividido em três partes. Cada uma, para uma série. Era uma sala "multiseriada" com alunos da 1ª, 2ª e 3ª série, todos juntos. Não tínhamos muitos livros para ler, mas a professora sempre contava muitas histórias.
Continuei os estudos na cidade de Itinga - MG, e nessa época comecei a ler alguns livros da literatura infanto-juvenil. Comecei a perceber que podíamos viajar através dos livros. E como eu tinha vontade de viajar, conhecer outros lugares!
Depois, fui para Araçuaí, onde fiz o magistério.
Dentre os livros indicados pelos professores, apaixonei por Machado de Assis e José de Alencar.
Já na Universidade, minhas leituras foram mais centradas na área de estudo. Artigos, publicações, monografias etc. E também alguns livros da literatura Inglesa e Americana.
Hoje, além dos livros voltados a área específica de trabalho, faço sempre leituras da literatura infanto-juvenil para análise com meus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário